A dúvida que estava corroendo os donos de Galaxy S3 (GT-I9300) e Galaxy S3 Mini era exatamente se a Samsung iria disponibilizar a nova versão do sistema Android para estes dispositivos. Meses se passaram e somente agora a fabricante
se pronunciou quanto ao assunto, e para a decepção dos donos destes modelos, a empresa não irá lançar o KitKat para
eles.
Uma lista com os dispositivos da empresa que seriam beneficiados com o KitKat vazou no dia de ontem, e nela estava incluso uma varianteque é comercializada pela operadora Sprint e que ostenta 2GB de memória RAM. Nela, o modelo internacional do aparelho não estava incluso e a única explicação era uma pequena nota em letras pequenas no próprio documento dizendo que "o update foi cancelado por problemas não resolvidos".
De acordo com a Samsung, o real motivo que a levou a não disponibilizar a versão para estes dispositivos é que eles não foram capazes de rodar o KitKat de maneira fluida, pois ambos os aparelhos possuem apenas 1GB de memória RAM e isso não foi suficiente para executar e suportar todos os recursos da interface. Em uma declaração oficial para o site SamMobile, a fabricante citou o seguinte:
"A fim de facilitar uma atualização eficaz da plataforma do Google, vários aspectos de hardware, como memória (RAM, ROM, etc), capacidades de suportar a multitarefa e exibição de interface, devem atender a certas expectativas técnicas impostas. O Galaxy S3 e Galaxy S3 Mini 3G estão equipados com 1GB de memória RAM, o que lhes tornam limitados e não os deixam trabalhar de maneira fluida com a próxima atualização da plataforma."
Você já deve ter ouvido falar que alguns dispositivos conseguem rodar o KitKat mesmo tendo apenas 512MB de memória RAM, não foi? Pois isso pode ser até verdade, mas até que ele tenha que rodar uma interface mais pesada como o TouchWiz, as coisas tomam um rumo totalmente diferente. Uma solução ideal para que a Samsung não "matasse" estes dispositivos seria trazer a versão mais levedo TouchWiz, a mesma que está presente no Galaxy S5, para os dispositivos mais antigos como o S3, mas isso parece que não vai mais acontecer.
Dessa maneira, a
Sammy coloca um "ponto" final no assunto sobre os updates do Galaxy S3 e S3 Mini, e a explicação dela para este assunto é que a experiência de usuário deve ser preservada.