Jovem dá à luz a trigémeas em Nampula. Cristina João, de 20 anos de idade, é mãe de três meninas recém nascidas de um só parto, com 2.100, 2.400 e 2.500 quilogramas, no Hospital Central de
Nampula (HNC), a 12 de Maio em curso. As trigémeas gozam de boa saúde, segundo os médicos, pese embora a parturiente padeça de dores intensas......
A jovem é natural do posto administrativo de Anchilo, no distrito de Rapale, na província de Nampula. Matos Chimuassa, director do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, naquela unidade sanitária, disse que a realização do parto decorreu sem sobressaltos, apesar de que um dos bebés nasceu com recurso a uma ventosa – procedimento a que os médicos recorrem para ajudar uma parturiente sem forças para expulsar o bebé do ventre.
No leito do HCN, Cristina disse ao @Verdade que está satisfeita com o facto de ter parido três meninas de uma só vez. Contudo, ela está preocupada porque não dispõe de condições para garantir o sustento das menores. A sua família depende da produção agrícola para sobrevier e a dieta alimentar é basicamente a farinha de mandioca seca. O seu esposo, também, de 20 anos de idade, é desempregado. Neste contexto, a miúda pede apoio.
Cristina e Zito Felex passaram a viver maritalmente por obrigação dos seus pais, em 2009, altura em que ela frequentava a 5ª classe, na Escola Primária de Anchilo. Na ocasião, os progenitores defendiam que a união visava garantir que em caso de gravidez alguém pudesse assumir a responsabilidade. A rapariga, cujo sonho é ser enfermeira, desistiu da escola por causa das tarefas domésticas a que está sujeita no lar.