Quando decidimos por adquirir um dispositivo Android temos inúmeras opções de marcas,modelos e preços para escolher, mas além desses principais fatores existe outro item determinante em nossa escolha, estamos falando do armazenamento interno e armazenamento externo via cartão SD.
De um lado temos dispositivos com 8 GB, 16 GB ou até 32 GB de armazenamento interno, mas que não oferecem slot para leitura de cartões SD, e do lado oposto temos dispositivos com as mesmas capacidades, porém com a possibilidade de usar cartões SD de até 64 GB ( que somado ao armazenamento interno pode chegar até em 80 GB de espaço ).
O problema é que nem todos os aplicativos Android podem ser movidos para o cartão SD, ou seja, devem ser instalados diretamente na memória interna. Agora imagine o cenário em que o armazenamento interno deve gerenciar o Sistema Operacional, cache e ao mesmo tempo lidar com jogos de 200 MB, 500 MB ou até superiores à 1 GB.
E se houvesse uma maneira de configurar a memória externa para ser reconhecida como memória interna no Android?
Sim, há um método, porém você terá que habilitar o root no seu dispositivo.
Nós do Techmozambique não nos responsabilizamos por qualquer perda de dados ou dano no dispositivo, pois os procedimentos desse artigo exigem conhecimentos técnicos ( mesmo que mínimos ), siga em frente por sua própria conta e risco!
Assumindo que você já tem root no seu Android, faça a instalação do aplicativo Root External 2 Internal SD pela Play Store:
Ao iniciar o aplicativo confirme as permissões de root e também a mensagem posterior com “Warning!”, basta tocar no botão “Go”, assim você irá direto para a página de configurações:
Nas configurações você deve marcar as opções “Send rescan”, “Use per default” e se aparecer a opção “Default SGS3 Roms” também marque-a.
Ainda nessa tela, toque na opção “View the different devices”, e ao tocar nessa opção serão adicionadas mais opções na tela. Agora role a página para visualizar o que foi adicionado.
Em seguida procure a primeira opção que termina com um número. No meu caso apareceu “/dev/block/dm-0″, mas para pode ser algo totalmente diferente, porém com um número no final. Toque na opção, normalmente não aparece nenhuma mensagem de confirmação.
Depois toque na aba “Main” ou toque em voltar no Android para prosseguirmos com as configurações necessárias.
Na aba “Main” você deve marcar a opção “At boot”, assim o aplicativo terá permissões para juntar o armazenamento interno e externo toda vez que o Android iniciar. Por fim, basta tocar no botão “External > Internal” para habilitar o serviço, se tudo correr bem, você receberá uma mensagem de “Swap done”.
Dica Extra: Se reparar que seus dados sumiram após o processo, basta desmontar e montar novamente seu cartão SD e verifique qual o tamanho atual do armazenamento interno. Para reverter todo o processo, basta desinstalar o aplicativo e depois faça uma formatação comum no cartão SD.
E é isso pessoal, a partir de agora seu dispositivo verá apenas um armazenamento na hora instalar aplicativos e jogos no seu Android.
Gostou da dica? Conhece outro hack interessante? Comente suas opiniões e compartilhe mais informação!
Não se esqueça de curtir a nossa pagina no facebook techmozambique