Olá, caros leitores! Vamos discutir agora sobre uma notícia divulgada há uma semana e que afetará a muitos usuários da Nokia: o fim da Nokia Store até o final de 2015.
Conforme anunciado pelo Nokia Developer Team (imagem abaixo), a publicação de novos apps e atualizações na Nokia Store será permitida até 31 de Março de 2015, sendo que o conteúdo existente na loja estará disponível para download somente até o final do ano citado. Essa medida torna bem claro que o foco da empresa agora está totalmente voltado para o desenvolvimento e crescimento do Windows Phone.
No último trimestre a Microsoft vendeu 5,8 milhões de smartphones da linha Lumia, uma queda se comparar aos trimestres anteriores nos quais as vendas cresciam. Neste mesmo período foram vendidos cerca de 30,3 milhões de telefones “não-Lumia” (que inclui os X, Asha e S40), ou seja, um número cinco vezes maior. Dados da consultora IDC mostram que no ano de 2013 foram vendidos cerca de 33,4 milhões de Windows Phone, considerando que nesse período a Nokia detinha cerca de 90% dos Windows Phones, então temos aproximadamente 30,1 milhões de Lumias vendidos. Resumindo: no último trimestre foram vendidos mais aparelhos de baixo custo do que smartphones da linha Lumia, e de repente tudo será descontinuado? (Obs: Nos dados sobre as vendas supracitados estão também incluídos os S30, afinal os valores específicos de suas vendas não são divulgados separadamente e também não sabemos se eles serão descontinuados, mas supomos que sim).
No mercado global de telefones, esses aparelhos mais ‘simples’ da Nokia devem representar cerca de quatro a cinco vezes mais que total de Lumias e essa medida do fim da Nokia Store certamente descontenta toda essa parcela. Supondo que tenhamos uns 40 milhões de smartphones Lumia então teremos mais ou menos 200 milhões (certamente o número é maior pois consideramos apenas os dados a partir de 2013) de usuários descontentes com a decisão tomada, fora os usuários Symbian que já estão descontentes há tempos (cadê o suporte até 2016?). É um impacto negativo e significativo, não acham?
Essa decisão implica principalmente em dois problemas:
Migração de usuários: insatisfeitos com a decisão podem simplesmente partir para outra fabricante com outro OS, afinal se sentirão ‘abandonados’ pela atual. Quem aqui não se lembra da ira dos usuários WP7 (ou então passou por isso) ao saberem que os seus aparelhos não seria atualizados para o WP8? Pois é…
Estoque: milhares (ou milhões) de aparelhos nas prateleiras esperando um usuário que sabe que o sistema não terá mais suporte e então certamente partirá para qualquer outro que forneça pelo menos uma loja de apps.
Se a Microsoft tem alguma estratégia em relação a isso, é importante que ela se torne bem clara a todos os usuários de forma rápida. Será criada uma nova loja de aplicativos para esses sistemas? Uma versão do Windows Phone para aparelhos de entrada está sendo desenvolvida? Algo deve ser feito, afinal nem só de smartphone vive o homem
Deixem abaixo suas opiniões sobre o fim definitivo da Nokia Store, sobre o que deve/deveria ser efeito, qual a melhor estratégia e qual deve ser a reação dos usuários.
#R.I.P. MeeGo, Symbian, Asha, S40 e Nokia X