Os Smartphones permitem aos seus usuários ter um PC em mão. São dispositivos muito uteis que nos permitem ter a acesso a muita informação em tempo real, podemos
gravar e partilhar alguns momentos da nossa vida com muita facilidade.
Eles são tão úteis, como um canivete suíço, que estamos tão viciados e não conseguimos ficar muito tempo longe deles. Quantas vezes já vimos um grupo de amigos em que cada um está mais atento ao seu celular, do que a conversa a volta? Ou dentro do transporte público em que procuramos o nosso dispositivo em vez de interagir com a pessoa ao lado? Mesmo em una conversa a dois quantas vezes tiramos o celular para responder a uma mensagem no whatsapp ou ver actualizações ou mesmo actualizando nas redes sociais?
Os Smartphones mudaram a nossos hábitos sociais, a forma com nos relacionamos, e em algum momento essa nova forma de interação faz nos passar por pessoas rudes ou anti-sociais, porque estamos tão focados na tela a nossa frente que esquecemos de tudo a nossa volta.
Esse novo comportamento, ganhou um nome, "Phubbing" (do Inglês "phone" - telefone e "snubbing" - ignorar) que significa o acto de ignorar as pessoas ao nosso redor usando ou fingindo que usamos o nosso dispositivo. Os que fazem isso ganham o nome "phubbers".
Seria injusto criticar os Smartphones pela maneira como são usados, pois tal seria negar o desenvolvimento da tecnologia. Cabe a cada utilizador saber dividir o tempo e saber como se relacionar com as pessoas volta, aproveitar mais a companhia dos amigos e/ou familiares.
Eu confesso que sou um "phubber", com tendencia a mudar meu comportamento. E tu leitor o que achas? os Smartphones tornaram nos anti-sociais ou não? Com que frequência usas o seu smartphone? Deixe a sua opinião.