Um estudo europeu destacou os benefícios da cerveja para a saúde da população. Segundo a pesquisa, o consumo moderado da bebida é eficiente para prevenir problemas cardiovasculares e respiratórios.
Durante o VII Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde, realizado em Bruxelas, 160 especialistas discutiram as vantagens de tomar cerveja. De acordo com médicos espanhóis do Hospital Clínic de Barcelona, a cerveja tem benefícios com e sem álcool, ajudando a evitar doenças cardiovasculares e obesidade, e prevenindo o envelhecimentocelular.
Os especialistas ressaltaram que o consumo moderado de cerveja, associado a uma dieta saudável, pode prevenir o infarto do miocárdio e até o acidente vascular cerebral. A cerveja sem álcool é ainda mais eficiente para evitar problemas de saúde.
Os médicos afirmaram ainda que a quantidade considerada ideal para o consumo da bebida seria dois copos por dia para homens e um copo para mulheres. A cerveja é considerada benéfica principalmente por causa de seus polifenóis, substâncias antioxidantes que reduzem os riscos de AVC e câncer.
Os mais de 50 tipos de polifenóis que existem nas cervejas também ajudam a controlar a pressão arterial, os lipídios e a resistência à insulina. A bebida é positiva ainda para a reidratação do organismo, mas é importante reafirmar que ela só traz benefícios quando consumida em moderação.