Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças acaba de confirmar que o primeiro caso de Ebola foi
diagnosticado em EUA . A paciente já havia sido colocado em isolamento por causa de seus sintomas e porque tinha viajado recentemente para a Libéria, que está passando por uma epidemia, antes de dois testes confirmaram a doença.
Esse paciente é o primeiro a ser diagnosticado fora da África com a cepa que está atualmente epidemia lá, disse o diretor do CDC, Thomas Frieden, durante uma teleconferência com repórteres. O surto foi em grande parte concentrada em três países: Libéria, Serra Leoa e Guiné, onde 6.574 ficaram doentes e 3.091 morreram até agora.
"Eu não tenho nenhuma dúvida, vamos controlar esta importação de Ebola para que ele não se espalhou amplamente no país", disse Frieden.
O paciente veio para os EUA para visitar familiares aqui e ficou com eles, disse Frieden. Pessoas que compartilharam um vôo com ele não estão em risco para o desenvolvimento de Ebola, pois os pacientes não espalharam a doença até que tenham sintomas. Sintomas deste paciente desenvolveu quatro dias após o vôo. Dois dias depois, em 26 de setembro, ele procurou atendimento, e ele foi internado em um hospital e colocado em isolamento em 28 de setembro O paciente não foi hospitalizada imediatamente, porque os primeiros sintomas do Ebola parece muito com muitas outras doenças, diz Frieden.
"Somente alguém doente pode transmitir a doença", diz Frieden. Assim, qualquer pessoa que o paciente estava em contato com a partir de 20 de setembro de está sendo monitorado pelas autoridades de saúde pública. Eles serão monitorados por 21 dias; depois disso, se a doença não se desenvolveu, não vai. Isso significa que as pessoas no vôo da África com o paciente não está em risco - apenas um "punhado" de pessoas, incluindo a família do paciente, foram expostos.
O paciente não parecem ter sido envolvido no esforço de resposta Ebola, e não vai ser transferido para um hospital diferente, uma vez que qualquer hospital com uma ala de isolamento pode fazer o isolamento para Ebola, diz Frieden. Ele se recusou a dizer o quão doente o paciente estava ou o tratamento que estava recebendo, citando preocupações com a privacidade.
Este não é o primeiro paciente Ebola em tratamento para a doença em os EUA , ou o primeiro caso de febre hemorrágica de ser diagnosticado aqui. Outros quatro pacientes com febre hemorrágica foram tratados aqui, e, em 2007, tinha o vírus de Marburg, que é muito semelhante ao Ebola. Ebola pode ser controlada através de lavagem das mãos rotina e usando luvas e outras barreiras para evitar o contato com fluidos corporais infecciosos. Ebola não pode ser transmitida através do ar; apenas o contato direto com os fluidos corporais de um paciente que está apresentando sintomas vão espalhar a doença.