Elisa Lisete James Humbane, popularmente conhecida como Lizha James ou mesmo Beyonce de Moçambique ( nascida em 12 de dezembro, 1982), completou ontem mais um no de vida (32 anos), ela é uma musicista moçambicana. Nascida na capital de Moçambique, Maputo seu estilo de música inclui uma mistura de ritmos como Marrabenta, Ragga, R&B e Hip hop. Ela também é notória pelo estilo de Moçambique Dzukuta Pandža. Foi por dois anos consecutivos indicada como uma das artistas mais bonitas de Moçambique.
Em 2005, Lizha lança seu segundo álbum um grande sucesso - Rainha do Ragga - que inclui sucessos como "4 all ya". Em 2006, com o clip de vídeo para esta canção Lizha é premiada com o Melhor Vídeo Feminino no Channel O Music Video Awards. Ela foi indicada em seis categorias.
O seu marido Bang ( Jay Z de Mocambique) aproveitou o seu facebook para expressar o que sente por ela:
Minha vida,
Minha inspiração,
Minha mulher sábia,
Minha melhor amiga,
Minha QUEEN.
Desejo um feliz aniversário lizha james e que Deus abençoe cada vez mais.
Te Amo.
#BANG
Lizha ganhou vários prémios e indicações:
- O ano de 2006 marca o início da saga de James: quatro anos consecutivos nomeada e premiada a nível do continente, transformando-se numa das cantoras mais importantes de África.
- Logo no primeiro ano (2006) em que participou nos Grammy Awards do Channel O (África do Sul), James foi nomeada para quatro categorias, acabando por vencer na categoria de Artista Revelação.
- Em 2007, James torna a participar nos Grammy Awards do Channel O, conquistando o prémio para o Melhor Vídeo R&B, com “Nuna wa Mina”. Com o mesmo tema vence ainda na categoria Melhor Vídeo do Ano, desta feita nos Grammy do Afro Music Channel.
- Em 2008, volta a vencer na categoria de Melhor Vídeo Feminino, nos Grammy do Channel O, com “Ni Ta Mu Kuma Kwini”. Em Moçambique, recebe o Diploma dos Campeões do Município de Maputo.
- Em 2009, vence o Grammy do Channel O – mais um título, desta feita, o de Melhor Artista da África Austral, uma categoria para a qual concorreu com o vídeo da música “Xitilo xa Khale”.
O techmozambique agradece a Lizha e o Bang por representarem o nosso País em outros cantos do mundo, feliz aniversario lizha.