A SELECÇÃO Nacional de futebol, os “Mambas”, conhecerá os seus adversários na Taça COSAFA hoje, em Joanesburgo, na África do Sul, anfitriã da prova, que retoma depois do seu cancelamento no ano passado, com a realização do Mundial-2014 e as eliminatórias de acesso ao CAN-2015, que terminou este mês no Burkina-Faso.
O torneio, a realizar-se de 17 a 31 de Maio, na província do nordeste da África do Sul, vai contar com 12 dos 14 países da região austral, fazendo parte dos que confirmaram, até então, a participação no evento Moçambique, Suazilândia, África do Sul, Lesoto, Botswana, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, Namíbia, Madagáscar, Maurícias e Seychelles. As Ilhas Comores optaram por não fazer parte do torneio, enquanto Angola estava ainda por confirmar.
Segundo a organização, o torneio manter-se-á nos mesmos moldes, sendo que será disputado em séries. As oito selecções mais fracas, de acordo com o último “ranking” da FIFA tornado público este mês, farão as preliminares também agrupadas em duas séries. Os dois primeiros classificados das séries vão juntar-se aos seis melhores posicionados de acordo com o “ranking” nos quartos-de-final.
Haverá ainda uma série de jogos envolvendo os eliminados dos quartos-de-final, para conferir maior rodagem aos atletas das respectivas selecções.
Salientar que na sua última aparição, realizada na Zâmbia, em 2013, os “Mambas” terminaram em quinto lugar, ou seja, não foram para além dos quartos-de-final.
Zâmbia foi, para além de anfitriã, vencedora da última edição e vai defender o título numa competição que se espera venha a ser mais concorrido em virtude de ter sido projectada para uma altura em que os campeonatos europeus, os quais acomodam grande parte dos atletas africanos, estarão a terminar, facto que abre a possibilidade da sua integração nas respectivas selecções.
O presidente da COSAFA, Suketu Patel, reafirmou que o campeonato regional de seniores é uma componente crucial para o desenvolvimento do futebol ao nível da região e que a opção pela África do Sul e particularmente pela sua província do nordeste tem em vista proporcionar aos países visitantes as facilidades de acesso e estadia que ela oferece.