Lágrimas, emoção e euforia marcaram os festejos da conquista do título de campeão nacional por parte do Desportivo de Maputo. O Desportivo de Maputo sagrou-se ontem, sexta-feira, campeão após vencer, O Ferroviário de Maputo por 69-50, no quarto jogo do "play-off" da final da Liga Moçambicana de Basquetebol.
E não era para menos. Oito anos depois, os "alvi-negros" levaram para sua galeria a tão almejada taça.
Um título conquistado com muito suor e sacrifício até porque o Ferroviário de Maputo soube dar replica ao Desportivo, sobretudo, no terceiro período.
O jogo até começou bem para o Desportivo de Maputo que esteve bem tanto a defender quanto a atacar, tendo terminado o primeiro período a vencer por 14-6.
Mas, depois de um arranque tremido, o Ferroviário de Maputo melhorou o seu jogo interior e ao intervalo reduziu a desvantagem para dez pontos. Ou seja, 30-20.
No terceiro período, o Desportivo de Maputo acusou desgaste físico até pelas limitações de opções, sendo que nesta etapa os locomotiva o parcial fixou-se em 45-41.
Cinco pontos que relançavam a disputa do jogo pois o Ferroviário de Maputo mostrou-se eficaz no jogo interior.
A entrada do quarto e último período, o Ferroviário de Maputo procurou pressionar o seu adversário, mas pecou nos momentos cruciais com muitas perdas de bola.
Os alvi-negros conseguiram explorar os erros do adversário e, no final, venceram o jogo por 19 pontos de diferença: 69-50.