Um sismo de 5,6 na escala de Richter ao largo da Ilha de Moçambique provocou ontem o pânico na população deste distrito da província de Nampula, no norte do país, embora não tenha provocado vítimas nem danos.
O sismo, segundo contou o coordenador da Rádio Comunitária da Ilha de Moçambique, Amade Ismael, citado pela Lusa, foi sentido às 16:10 locais e "provocou o pânico em muitas pessoas que fugiram para o lado continental, carregando alguns bens".
Segundo o instituto de geofísica norte-americano (USGS), o abalo teve lugar no Canal de Moçambique, a 15 quilómetros de profundidade e a 76 quilómetros de distância da ilha de Moçambique e a 202 da capital provincial, Nampula.
Apesar das informações emitidas pela Rádio Comunitária, dando conta de que a situação é segura, muitos habitantes adiavam ao fim da tarde em voltar para as suas casas, com receio de um “tsunami”.
A Ilha de Moçambique, primeira capital do país no período colonial, detém o estatuto de Património da Humanidade e possui uma população estimada em 52 mil habitantes, a maioria na parte continental.