O acesso dos moçambicanos à Internet está a crescer rapidamente. De acordo com a estimativa do CIA World Factbook 2014, o número de utilizadores de Internet em Moçambique é de 1.4 milhões. Isso faz com que a taxa de penetração esteja na ordem dos 5.5% contra os 2.6% estimados em 2009. Este valor permite a rápida expansão do e-commerce no país. O Kaymu, o primeiro mercado online em Moçambique, passou de 30 000 visitantes no mês de Agosto de 2014 para mais de 1000 000 visitantes em Agosto de 2015.
"Este aumento mostra que as pessoas se sentem mais confiantes e gostam desta nova maneira de fazer compras", refere Edgar du Colombier, o director-geral do Kaymu. Mas o que é comprar online exactamente? Os compradores têm acesso a uma grande variedade de produtos, incluindo produtos electrónicos, livros, artigos de moda, telemóveis e tablets, electrodomésticos, etc. Na plataforma, também são capazes de facilmente comparar preços entre centenas de vendedores diferentes, tudo a partir do conforto das suas casas, ao invés de se preocuparem em ir a lojas e perder tempo valioso. O Kaymu entrega os produtos em casa e os seus clientes podem optar por pagar antes da entrega ou após receberem a sua encomenda.
Os vendedores também pode usufruir dos benefícios de um mercado online. Ao colocarem os seus produtos online, vão ter uma 2 imediata exposição nacional, o que aumenta o seu tráfego e respectivas receitas. Mais concretamente, esta operação reduz o custo de trabalho, processamento, armazenamento e recuperação de informação que antes passava primordialmente pelo papel.
Deste modo, o Kaymu incide sobre as PME e vendedores que não são utilizadores avançados tecnologicamente mas que estão dispostos a aprender, de forma a terem um rendimento extra. E o Kaymu pode gabar-se das várias histórias de sucesso de vendedores que triplicaram as suas receitas, como o vendedor de relógios Relojoaria Arao. A empresa tem como missão capacitar empresários e particulares a fazer negócios e tornar as compras online acessíveis a todas as pessoas, em qualquer local.
o Kaymu conta hoje com mais de 100 000 visitantes únicos por mês e espera dobrar estes números nos próximos meses. O crescimento do sector de e-commerce é muito promissor para o nosso país. As compras online impedem a expansão de lojas informais que sofrem de vários problemas relacionados com o stock de produtos e às quais os compradores são obrigados a voltar várias vezes ao dia. Também aborda a questão do fornecimento para a África do Sul, oferecendo uma grande variedade de produtos, aos melhores preços. Além disso, o comércio online pode facilitar a exposição de marcas em Moçambique. Em lojas pequenas, os produtos de marca são muitas vezes cortados e distribuídos sem qualquer referência, o que é muito dissuasivo para as grandes marcas. Melhorar a exposição destas marcas torna possível haver um bom retorno e, consequentemente, gerar um maior investimento.
As compras online não só facilitam a vida dos compradores e vendedores, como também melhoram as perspectivas económicas.
A ambição do Kaymu é tornar-se a melhor comunidade de compras online fora dos EUA, Europa e China. Não esperaríamos melhor! O crescimento económico e o futuro estão a desenrolar-se online e parece que Moçambique está a apanhar o ritmo!
Sobre o Kaymu:
Presente em 35 países, o Kaymu é o maior e mais seguro mercado online em África, onde vendedores e compradores se juntam para fazer grandes negócios numa grande variedade de produtos, que vão desde a moda aos telemóveis. Nos vários países africanos, a visão do Kaymu é oferecer aos clientes e vendedores uma experiência de compra conveniente e segura. A empresa faz parte da Africa Internet Holding (AIG), uma incubadora mundial e líder em startups especializadas em e-commerce. A missão da AIG é promover a inovação e o espírito empresarial em Moçambique e África no geral, assim como apoiar o desenvolvimento de uma entusiasmante cultura online.