A posição da Google com relação à segurança do OS Android é clara: baixando aplicativos na Play Store e mantendo as portas e senhas fechadas, o seu dispositivo estará seguro. Porém, o Android é um sistema aberto e oferece uma série de possibilidades aos usuários, assim, é difícil levar a cartilha da Google à risca. Pensando nisso resolvi listar algumas dicas simples, mas eficazes para evitar a interferência de vírus no seu dispositivo Android.
Dê preferência para aplicativos da Google Play Store
Baixar aplicativos a partir de lojas alternativas é, em sua grande maioria, ilegal. Esteja ciente de que fazendo isso você está colocando seu dispositivo em risco, e isso vale também para os usuários mais experientes. A Google Play Store garante um bom nível de segurança e você não corre o risco de encontrar algum presente desagradável pelo caminho. Entretanto, é claro que existem alternativas seguras à Play Store, como a Amazon, por exemplo, que é reconhecida oficialmente pelo Big G. Por isso, dê preferência para aplicativos hospedados na Google Play Store, mas caso você tenha necessidade de usar uma loja alternativa, procure saber mais sobre a ela antes de baixar um aplicativos.
Antes de baixar um app, verifique as permissões de instalação
Invista cinco minutos do seu tempo verificando as permissões exigidas pelo aplicativo antes de instalar o mesmo, seja ele obtido na Google Play ou em qualquer outro mercado de aplicativos para Android. O mais importante é perceber quais exigências são abusivas para determinado app.
Permissões como: acesso à câmera ou à Internet, conhecimento da sua localização exata, acesso a seus contatos e e-mail são comuns em aplicativos mensageiros, por exemplo. Porém, é preciso ter em mente que se um aplicativo é capaz de enviar e-mail ou sms, ele terá acesso aos seus contatos ou mensagens. Logo, certifique-se da necessidade destas licenças, pois seus dados estarão em risco aqui.
Com baixar arquivos APK pela internet
Baixar arquivos APK disponíveis na rede é muito comum entre os usuários do Android mais experientes, mas é preciso ser bastante cuidadoso para não fazer o download de algum vírus quando você optar por este processo. A ideia aqui é pensar nestes arquivos como você pensa naquilo que você come: verifique antes a origem do apk! Agindo desta forma, você evitará que o seu dispositivo tenha uma "indigestão”. A dica aqui é evitar fazer o download de arquivos que demandam a abertura de páginas aleatórias, e desconfie de ofertas boas demais para ser verdade, tais como dezenas de aplicativos pagos de graça. Além disso, tome cuidado com e-mails suspeitos.
Para evitar ser pego de surpresa, utilize os mecanismo padrão de segurança do Android. Em dispositivos rodando as versões mais recentes do OS, acessando as configurações siga os seguinte caminho para desabilitar o acesso de fontes desconhecidas ao sistema: Segurança > Administração do Dispositivo > Fontes desconhecidas. Agindo desta forma, você será questionado sempre que um aplicativo de fontes desconhecidas solicitar a instalação.
Aproveite para habilitar a opção “verificar aplicativos”, pois assim você será avisado antes da instalação de aplicativos que podem causar danos ao seu dispositivo. O caminho é o mesmo:Configurações > Segurança > Administração do Dispositivo > Verificar Aplicativos.
Desta forma, o sistema vai analisar o aplicativo que você instalou. Se for considerado perigoso, o software irá pedir confirmação para prosseguir com a instalação. É claro que, se o arquivo é seguro e você for baixá-lo, apenas habilite a caixa de fontes desconhecidas durante o download do APK e, uma vez que o download for concluído, desative o recurso.
Utilize um antivírus
Se você me perguntar se aplicativos antivírus são realmente necessários, o meu entendimento é o mesmo que o da maioria: você pode viver sem eles. Entretanto, se quiser aumentar o sistema imunológico do seu Android, você deve optar por um deles, desde os clássicos até os mais recentes, todos auxiliam quando o assunto é segurança.