O Banco de Moçambique (BM) foi vítima de burla por um indivíduo que se faz passar por funcionário da instituição e furtou inocentes com a promessa de um emprego na maior instituição bancária do país.
O BM referiu, em comunicado, que o burlador – chamado Lemos Buleque – se fazia passar por trabalhador da instituição para burlar cidadãos, a partir de um falso anúncio de vagas no quadro de pessoal. O Banco de Moçambique avança que o burlador usava um “site” falso para o efeito.
Após a manifestação de interesse, os candidatos eram contactados telefonicamente pelo malfeitor, que os instruía para efectuarem depósitos em dinheiro numa conta por ele indicada, para posterior entrega dos documentos de candidatura.
O Banco Central distancia-se do acto e esclarece que os concursos de admissão de pessoal são sempre divulgados nos jornais de maior circulação do país e que, em nenhum momento, faz cobranças monetárias.
O BM avança que accionou as autoridades de administração da justiça para a responsabilização do burlador.
Fonte ligada ao Comando Geral Polícia garantiu que já há diligências em curso para localizar o criminoso e eventuais cúmplices.