O evento aconteceu nos dias 21 e 26 deste mês, em Paris, na França. Podemos considerar um momento histórico Pela primeira vez na história, Moçambique se tornou campeão mundial de Salto à Corda,
A equipa moçambicana foi composta por cinco ginastas, designadamente Elvis Domingos Tembe, Aristides João Nandza, Ricardo Adélia Sitoe, Zefanias Albino Magaia e José Tavete, e conquistou 13 medalhas, entre ouro, prata e bronze, e oito taças.
A mais de quinze anos, Moçambique vem realizando a prática de salto à corda, mas só este ano é que foi marcar presença num Campenato do Mundo.
A selecção nacional composta por cinco ginastas competiu em três categorias, a primeira categoria no salto à corda, a segunda na prova de velocidade e por fim na classe de criatividade.
Pelo feito alcançado, o Governo moçambicano felicitou e enalteceu o feito.
Ontem, falando na cerimónia de recepção dos ginastas, a vice-ministra da Juventude e Desporto, Ana Flávia Azinheira, disse que aquele grupo de atletas entrou por mérito próprio na história da ginástica mundial e do desporto moçambicano, em particular, ao trazer para o nosso país o título de campeões mundiais, um feito que orgulha e engrandece o nosso país.
“Apesar de muitas adversidades, vocês aceitaram este grande desafio e, perante grandes potências da modalidade, conseguiram o título mundial e mostrar que Moçambique produz grandes atletas. Estão de parabéns e continuem a trabalhar de modo a trazer mais alegrias aos moçambicanos”, referiu Ana Flávia Azinheira.
Segundo ela, o facto de se terem sagrado campeões mundiais abre um desafio não somente ao grupo dos cinco atletas como também a toda a família da ginástica, no sentido de fazer desta uma modalidade popular, praticada nas escolas e nos bairros, promovendo-se competições internas para a sua expansão.
Aliás, de acordo com Edmundo Ribeiro, presidente da Federação de Ginástica de Moçambique, o “rope skipping” foi introduzido no país há 10 anos e, mercê do trabalho abnegado dos atletas e de outros intervenientes, foi possível, hoje, trazer-se o título mundial.
Lembrar que selecção esteve na França ano passado no Campeonato internacional de Salto à Corda, e ocupou o segundo lugar.